O perigo de produtos ácidos nos pisos

2 minutos para ler

Após uma obra, é comum a aplicação de produtos ácidos para a remoção de seus vestígios (remoção de minerais como cimento, argamassa e rejuntes). 

Esse procedimento parte da indicação de que a remoção de minerais (cimento, cal, ferrugem) podem ser removidas com produtos ácidos.

O problema é que o produto pode ter uma acidez superior ao que o piso resista, formando nesse caso, as manchas tão comuns após algum tempo da entrega da obra.

Essas manchas são consequências da abertura de poros na superfície, de maneira não uniforme, sendo que, em lugares que o produto ficou mais tempo agindo, a mancha é mais evidente. Normalmente ficam evidentes as marcas de balde, pegadas de botas, ou mesmo de marcas de poças.

A resolução do problema tem um custo alto e causa transtorno, seja com o trabalho de troca da superfície, seja com polimentos ou lavações que podem resolver o problema, dependendo do tipo de superfície, mas que em muitos casos só o amenizam, tornando o transtorno e o custo recorrente.

O ideal é sempre usar produtos indicados pelos fabricantes,  pesquisar muito antes de usar produtos ácidos em qualquer superfície e, sempre que possível, procurar um profissional habilitado para cuidar de seu patrimônio.

Posts relacionados

Deixe um comentário